sábado, 7 de julho de 2012

Olga Benario


Olga Benario
Olga Gutmann Benario nasceu em Munique, 12 de fevereiro de 1908 e morreu em  Bernburg, 23 de abril de 1942. Era Judia e comunista.
Esta mulher que é meu exemplo se afiliou ao JC(juventude comunista)de sua cidades aos 15 anos, Olga precisou mostrar que era diferente de sua classe. Era uma da classe burguesa. Olga tratava sua mãe um claro exemplo de sua classe com frieza e seu pai uma advogado com carinho pois apesar de ser um social-democrata ele se fosse preciso trabalhava de graça para operários.
Desde muito cedo ela demonstrava coragem. 
Olga conheceu então Otto Braum que viria a se tornar seu namorado. Este foi preso,acusado de alta traição a pátria, mas foi salvo por Olga e a JC através de um plano organizado pelo PC e por Olga. Plano este que era muito ousado pois eles entrariam "disfarçados" de estudantes de direito, eles renderam todo mundo e depois,com Otto, fugiram num furgão verde, mas um detalhe é muito importante as armas não tinham munição.


Como Olga e Otto eram procurados, eles fugiram para a URSS(na época),lá receberiam apoio e lá Olga cresceria no partido e terminaria com Otto, por uma crise de ciúmes dele.

 Foto tirada antes do resgate de OTTO
Mais tarde Olga seria encaminhada para uma missão,proteger Luís Carlos Prestes em uma tentativa de revolução no Brasil. Com Prestes, Olga teria um relacionamento, que no início fazia parte de encenação, mas que depois tornou-se realidade.
Deste relacionamento surgiu um filho, que seria enviado ainda dentro da barriga da mãe para um campo de concentração na Alemanha. Olga teria o filho, e depois este era enviado para o pai.


Olga morreu em uma camara de gás em Bernburg, sua filha se chamava Anita Leocádia Prestes.
----#----






 Anita quando pequena
 olga e prestes
Este é apenas um resumo de vida de uma mulher que por muitas vezes foi só chamada de "a mulher de Prestes", este exemplo de vida e luta por ideais merece ser lembrado.
Pra quem ler este post eu peço uma coisa: que procure mais sobre Olga Benario Prestes.

       bjs Vitória
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário