segunda-feira, 4 de abril de 2011

Contrabando de madeira

Todos nós sabemos que nossas matas nativas são constantemente assoladas com o contrabando ilegal de madeira, mas isso não é o pior acreditem, o pior é saber que o governo tem acesso a imagens de satélite em tempo real e não faz nada, mesmo tendo o poder nas mãos, de anotar as placas dos caminhões ou outras coisas. A população coitada é reprimida pois nos estados do norte (e até aqui no sul) do nosso país existe o que eu chamo de "silêncio armado", lá as pessoas são forçadas a se calar pois os poderosos controlam  os chamados jagunços(assassinos de aluguel) que podem matar alguém pelo simples fato dela  saber sobre algo que não devia.


Este contrabando pode ser considerado biopirataria.
Mas o que é biopirataria?
-biopirataria é a exploração, manipulação, exportação e/ou comercialização internacional de recursos biológicos que contrariam as normas da Convenção sobre Diversidade Biológica, de 1992.


Eu me pergunto, como as pessoas que verificam as imagens transmitidas por satélite conseguem encarar os gigantescos espaços de áreas desmatadas da Amazônia ou de outra área de mata nativa, mas pensando bem eles devem ficar é baixando música ou jogando warcraft.


Não se esqueçam de fazer sua parte. Ecovi♥

3 comentários:

  1. Estou trabalhando com meus alunos interpretação de textos. Dei a eles o texto da velha contrabandista e o texto do seu blog e pedi para que fizessem um assimilação. Foi muito interessante, visto que, trabalho com o tema central, Meio Ambiente.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Precisa melhorar alguns erros de Português, principalmente a concordância!

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente tu nunca vai voltar a ver este post, mas realmente sou um pouco descuidada com o português... Fico muito feliz em saber que o texto teve uma utilização assim fora que ajuda a conscientizar, fiz algumas alterações neste texto... Mas tenho que revisar o que posto... Obrigado pelo conselho e presente. Espero que continue lendo o blog!!

    ECOVI

    ResponderExcluir