segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Free Tibet

Bom, eu havia estudado ainda este ano na aula de geografia um pouco sobre o Tibet e a ocupação Chinesa, porém,  não preste muita atenção. Até durante aquela reunião que teve em Cannes do G-20, em que um tibetano fez rapel em um prédio para chamar a atenção para este absurdo que ainda existe no nosso dia dia.

Eu não sei bem como o que falar sobre o tema, mas achei um site que luta pela libertação(é em inglês, ou seja tradução podre do google) do Tibet, então vou colocar algumas coisas bem interessantes do site, vou colocar o link, e quinta- feira vou conversar com minha professora de Geografia sobre o assunto e vou tentar dar uma parecer mais pessoal sobre o assunto,  vou  acrescentar nas campanhas, só quero ter mais argumentos, vou fazer um banner e colocar o link do site da petição online!


Tibet foi alterado drasticamente pela ocupação chinesa.
Era um país do tamanho da Europa ocidental, quando foi invadido em 1950.Muitas vidas foram perdidas e os tibetanos no Tibete não têm direitos humanos básicos.
As autoridades chinesas têm também apresentou as políticas pelas quais a cultura única língua, e recursos naturais ou do Tibete estão a ser sistematicamente e de forma irrevogável erosão.



1. A invasão do Tibete teve início em 1949. Ocupação chinesa resultou na morte de pelo menos centenas de milhares de tibetanos, a destruição de mais de 6.000 mosteiros, conventos e templos, ea prisão e tortura de milhares de tibetanos.
2. O Dalai Lama , líder político e espiritual do Tibete, fugiu do Tibete em 1959 para Dharamsala, na Índia, seguido por mais de 100.000 tibetanos e estabeleceu o Governo Tibetano no Exílio-. Em 1989, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz para uma dedicação total à não-violência, ea maior honra civil EUA, a Medalha de Ouro do Congresso, em 2007. 
3. Tibet, antes da ocupação, era uma nação com um governo estabelecido soberano, moeda, sistema postal, a linguagem, sistema jurídico, e cultura . Antes de 1950, o governo tibetano também assinou acordos com nações estrangeiras. O governo chinês alega que o Tibete sempre foi parte da China, mas a invasão do Tibet se assemelha a agressão imperialista que a China acusa os outros poderes de exibir.
4. A "Região Autónoma do Tibete" (TAR) não é o Tibete, nem é autônoma. O governo chinês tem dividido Tibete histórico em uma região e diversas prefeituras e municípios, com o TAR abrangendo apenas a área central e algumas regiões do leste do Tibete.
5. As liberdades básicas de expressão, reunião, religião e são estritamente limitadas, e as prisões arbitrárias continuam.Neste momento, existem centenas de presos políticos no Tibete, sofrer uma punição comum de tortura .
6. O governo chinês encoraja cada vez mais chineses han para migrar ao Tibete, oferecendo-lhes salários mais altos e outros incentivos. Esta política está a ameaçar a sobrevivência do povo tibetano. Os tibetanos estão se tornando uma minoria no TAR. Anualmente, milhares de tibetanos ainda fugir do Tibet, tornando-a perigosa viagem ao longo do Himalaia em um mundo de exílio.
7. Histórica do Tibet era um país vasto, com uma área aproximadamente igual à Europa Ocidental. Tibete é a fonte de cinco dos maiores rios da Ásia, que fornecem água para dois bilhões de pessoas. Frágil do Tibete ambiente está ameaçado pelo chinês tira de mineração de resíduos nucleares, dumping, e desmatamento extensivo.
8. O governo chinês alega ter "desenvolvido" do Tibete, com "evolução" principalmente beneficiando a nova maioria chineses não, os tibetanos. China, negligenciando a educação ea saúde, gastou milhões de dólares na construção de infra-estrutura; muitas estradas, edifícios e plantas de poder apoiar diretamente militarização pesados, permitindo a China de manter o Tibete como um Estado policial.
9. O governo chinês busca agressiva de investimentos estrangeiros para o seu "Go West" da campanha, com a utilização destes fundos internacionais para desenvolver o Tibete como uma colônia de extração de recursos e consolidar o controle regional. Investimentos estrangeiros em companhias chinesas legitimar a colonização da China e projetos de exploração que prejudicam Tibet.
10. As Nações Unidas ea comunidade internacional têm feito muito pouco para abordar a questão central da ocupação ilegal do Tibete pela China. China representa um enorme mercado e força de trabalho barata, e seus negócios associados têm como um lobby forte que os funcionários estão relutantes em tomar medidas concretas.Dado que os países ocidentais adotaram políticas do chamado "compromisso construtivo" com a China nos anos 1990, a situação dos direitos humanos no Tibete só se deteriorou. Em novembro de 2008, a ONU concordou com o relatório Free Tibet em relação à tortura, esclarecendo que acredita que a tortura é 'generalizada e de rotina "no Tibete.









Ecovi♥   Free Tibet

Site: FREE TIBET (cliquem ao lado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário