sexta-feira, 6 de maio de 2011

O exemplo do Tâmisa

Gente olha que legal este texto que eu achei na internet:
O Tâmisa, na inglaterra, hoje um dos cartões-postais de Londres, é a grande prova de que um rio poluído pode voltar a ter vida, mesmo atravessando uma metrópole. Suas águas, que no século XIX, exalavam um cheiro tão insuportável que algumas sessões do Parlamento tiveram de ser suspensas, hoje são cenário de pescarias, passeios de barco, prática de esportes e turismo.
 A poluição do Tâmisa vem de longa data. Em 1910, a água deixou de ser potável e, no final do século XIX, ele foi considerado morto. Para tentar reverter a situação, o governo construiu em Londres, no inicio do século XX, um sistema de captação de esgotos e, com isso, o rio se recuperou por alguns anos. No entanto, como os dejetos não eram tratados, mas apenas coletados e lançados mais adiante no próprio curso, o Tãmisa não resistiu por muito tempo e, em 1950 foi declarado morto.
 Dessa vez, os ingleses investiram em uma solução definitiva, que custou US$20 bilhões, aplicados ao longo de 20 anos. Ainda na década de 1950, foram construídas as primeiras estações de tratamento. O governo também promove uma ampla campanha de conscientização da população, para ensinar aos cidadãos que o rio não era lugar de jogar lixo ou esgoto. Na década de 1970, os peixes voltaram a viver no Tâmisa. Hoje, suas águas abrigam 121 espécies diferentes.
 O rio atualmente é gerenciado pela  Thames21, uma organização composta, entre outros, pela Agência do Meio Ambiente do governo, pela Autoridade do Porto de Londres e por representantes da sociedade civil. A entidade zela pela qualidade da água, aplica o dinheiro arrecadado com impostos em projetos sociais e educacionais ligados ao rio e realiza uma limpeza anual do fundo. Mesmo com tanto cuidado, todos os anos ainda são retirados do leito do Tâmisa cerca de mil toneladas de lixo."


Imaginem, o dinheiro investido é praticamente a mesma quantidade que vai ser usada nos programas de implantação das usinas nucleares. Qual fim você daria a (vamos dizer)R$ 30 bilhões?Respondam nos comentários.

Fonte do texto:Revista PROBLEMAS BRASILAIROS. São Paulo: sesc,ano 42,n.367,jan./fev.2005

2 comentários:

  1. Uau, q maravilha o Tâmisa!
    Com esse dinheiro todo eu pegava o suficiente pra viver bem a vida minha, parentes e filhos (mais tarde)
    E o resto (com certza ia sobrar muito)eu investia em problemas ambientais, de fome e essas coisas.
    Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  2. Valeu gente e obrigado beijos para ti Bia e para ti Ju.

    ResponderExcluir